terça-feira, 6 de novembro de 2007

Brasileiros Criam Mão Biônica

O Brasil já começou a desenvolver uma mão biônica capaz de articular isoladamente os cincos dedos através d comandos cerebrais. Atualmente o q existe d mais moderno no mercado mundial possibilita apenas o abrir e fexar da mão em forma de pinça.

Segundo Nelson nolé, diretor da clinica Conforpés em sorocaba, a mão biônica com tecnologia 100% nacional deve xegar ao mercado at 2010.

- Vamos firmar parcerias com universidades para desenvolver a versão nacional por um valor at 90% mais barato q a importada. No exterior essa prótese sairá pro volta de R$ 150 mil. A meta é oferecê-la aki pro R$ 15 mil. O Brasil tem condições d fazer um produto tão bom ou at melhor q o importado. - garante Nolé.

Nos EUA a empresa escocesa Touch Bionics lançou no último Congresso Mundial de Ortopedia em setembro a sua versão para a mão biônica. Presente no evento, Nolé trouxe uma das cinco unidades já produzidas para a exibição no VII Congresso Brasileiro de Ortopedia Técnica.

* Mais precisão e segurança

O especialista ainda submeteu o protótipo à apreciação de dois clientes: o funcionário público Celso Mascarenhas, 38 anos e a modelo Thayse de Souza Guedes,20 anos.

- O novo modelo dá mais segurançaao pegar objetos delicados, como um ovo. O risco d deixa-los cair no chão diminuiu bastante. - Avalia Celso q perdeu a mão direita em 1989, após sofrer acidente com rojão.

A modelo Thayse de Souza Guedes, amputada de braços e pernas devido a um tipo raro de meningite, tbm aprovou a mão biônica: - Ela deu mais precisão aos movimentos. Inseri o cartão no caixa eletrônico e digitei a senha sem a menor dificuldade.

Nenhum comentário:



Se Quiser nos Enviar Algum Arquivo Para Ficar 'Eternamente' On Line utilize o recurso abaixo: